EDUCAÇÃO CRISTÃ
                                                              Bíblia King James Atualizada
 "Os que têm o entendimento e são sábios resplandecerão com o fulgor do firmamento; e todos quantos se dedicam a conduzir muitas pessoas à verdade e à prática da justiça, serão como as estrelas: brilharão para sempre, por toda a eternidade!"   Daniel 12.3 

                                                                      O que é educação
 Educação num sentido amplo é definida como atividade que visa o desenvolvimento integral do ser humano, quer seja da sua capacidade física, intelectual e moral, visando não só a formação de habilidades, mas também do caráter e personalidade social. A Educação Cristã é mais abrangente que a educação secular. A educação cristã vai muito além da estrutura física, currículo e materiais didáticos.. Ele prepara o individuo, não só para ser um bom cidadão na sociedade, mas um cidadão do céu, com base nos princípios espirituais e éticos, emanados da Palavra de Deus.

 POR QUE DEVEMOS ENSINAR ?

Vivemos numa época em que os valores estão sendo descartados dia-a-dia. A sociedade tem andado num ritmo acelerado de inversão de valores a ponto de não nos espantarmos mais com a infinidade de absurdos que nos são comunicados. O mundo tenta impor, através de diversos meios, que Deus, a família, a igreja, o bom caráter e a moral não são relevantes ou necessários.



Nesta sociedade relativista, na montanha-russa da evolução social, estamos passando o momento em que tudo virou de cabeça para baixo. Nada mais se pode afirmar como verdadeiro ou falso. A senha agora é: Tudo depende. Isto nos remete a uma atitude relativista sobre tudo que nos rodeia. Torna-se cada vez mais dramático achar a verdadeira bússola moral para orientação de nossas convicções. Tudo virou motivo para questionamentos. O que se acreditava como certo, sem discussão, já não é mais tão certo assim.  Tudo que se considerava errado já não é mais considerado assim. Nada mais é seguro. Não existem verdades absolutas. Cada um tem o direito de formular sua própria versão. Estamos vivendo uma verdadeira turbulência moral. Está se ousando contestar até a sagrada Bíblia, onde justamente se encontra a essência moral da civilização ocidental.o valor absoluto das coisas se perdeu, e cada qual cria seu próprio mundo, Desta forma, subjetiva de ver e entender o mundo, especificamente as relações humanas e os papéis dos indivíduos e o seu próprio na sociedade, assim como as respostas a questões filosóficas básicas, como a finalidade da existência humana, a existência de vida após a morte etc.; visão de mundo. valores que o cristianismo apregoa são considerados por muitos como falidos e ultrapassados. Os últimos cinco séculos se caracterizaram pela modernização da vida através das ciências, da invenção, da técnica, do forte uso da razão, do pensamento reflexivo e crítico, com resultados, sobretudo, na área econômica permitindo mais controle sobre a vida, maior bem-estar, maiores facilidades e meios para viver bem.
Isso produziu uma sociedade moderna, com pessoas que querem ser modernas, ou seja, que têm pensamento próprio, crítico e livre, que conhecem cientificamente muitas coisas, que têm comportamentos novos, sobretudo em relação à família, ao trabalho e à espiritualidade, que são mais livres, mais individualizadas. Valores estranhos que outrora não faziam parte da realidade da igreja passam a ser tolerados. A igreja que antes era caracterizada por andar na contramão dos valores materialistas tem se deixado levar por modismos e novidades que passam a moldar seu “novo” jeito de ser.
Neste ritmo, já não podemos brilhar como luz do mundo e nem temperar como sal da terra. Neste ritmo, a moral e o bom caráter não têm um valor tão intenso como deveria ter. Não importa se a igreja faz a diferença no meio em que está inserida, em sua comunidade, mas o que importa é ser numérica, mesmo que não tenha qualidade. Esse é o mundo que está desafiando o educador cristão.

 DESAFIOS DE EDUCAR PARA TEMPOS COMO ESTE


Desde os seus primórdios, a comunidade cristã percebeu que seu propósito educacional era a promoção da fé cristã vivenciada. Porque o maior problema da humanidade nunca foi o ateísmo, mas a idolatria nos aspectos econômico, social, político, cultural e religioso. Numa época em que o visual predomina, é muito importante pensar nos recursos técnicos do ensino. É fundamental considerar-se o valor do material de apoio escrito (as revistas de EBD) que devem estar nas mãos dos alunos. Ao formar um novo crente, desde a criança até o adulto, o educador cristão deve encarar o desafio de ser e produzir cristãos para tempo como este. "Pois tudo quanto outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança". Romanos 15. Só o evangelho do Senhor Jesus tem poder para moldar o caráter do individuo Nosso modelo supremo de formação de caráter é nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Ele deve ser nosso alvo, razão, adoração, modelo, tudo! Afirmar que somos cristãos é carregar nos ombros a responsabilidade de sermos seguidores praticantes dos ensinos do Mestre. O cristão não deve se conformar com esse século, mas ser transformado pela renovação da mente, “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.Romanos 12:2. Ter um modelo é fundamental na formação do caráter, e para formação do caráter cristão, o modelo do Senhor nos leva a amá-Lo, admirá-Lo, imitá-Lo, segui-Lo. Ele nos faz, dia-a-dia ver que podemos aplicar, viver e frutificar em tudo que vimos acima.


Educação Cristã é um processo, e este não é igual para todos. A educação é como uma plantinha, a qual a semente é plantada e tem condições de se transformar em uma árvore de onde se colha os frutos, porém isso não é de uma hora para outra. Ele necessita que a semente seja plantada num lugar adequado e com o tempo ela germinará e começará a dar os seus frutos. Mas tudo isso levará um tempo, dependendo da arvore poderá levar mais ou menos tempo A educação cristã não é diferente de uma semente, que ao ser plantada vai passar por processos organizados, que aplicados à luz das Escrituras Sagradas, possa promover mudanças e crescimento no individuo. Este processo e pessoal e individualizado. Pois cada um recebeu uma educação ou formação diferente, cada um se encontra numa fase de desenvolvimento espiritual.
“Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.” [Efésios 4.12-13] “Planejar uma aula é uma coisa, preparar-se para ministra-la é outra. Um planejamento, por melhor que seja, não significa nada se não for executado por alguém preparado para tal. tão grave quanto não ter um planejamento adequado para uma aula, é não estar devidamente preparado para ministrá-la. Para um professor bem preparado, com uma aula bem planejada, não existe assunto difícil.” (Lécio Dornas - Lécio Dornas. Formado na área de Administração e sou Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista de Sul do Brasi)


Ministrar uma aula não é somente ler a revista consiste em o professor se preparar com antecedência, pesquisando buscando conhecimento para ministração da sua aula, requer todo conhecimento possível. É importante que o professor saiba que suas atitudes diante da classe, determinarão a boa comunicação. Ensinar a Bíblia é um privilégio que acarreta responsabilidades. Requer dedicação e total dependência do supremo autor, o Espirito Santo, que guia o professor diligentemente a toda verdade. ( Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade Jo16.13a) O que ensina esmere-se no fazê-lo.(Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Rm. 12-7) O professor deve:

*Orar pela preparação – (Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei. Salmos 119:18)
*Ore para que o Espirito Santo fale através de você Jo 16.13 *Ore pedindo mais confiança em Deus e menos dependência de si mesmo Pv. 3.5
*Ore pedindo a Deus o crescimento espiritual da classe
*O professor eficaz é aquele que foi chamada para se preparar para a operação da graça de Deus. Primeiro no seu coração e depois no coração de cada um de seus alunos.Essa preparação envolve uma volta consciente para Deus em oração, envolver um exame introspectivo do centro da propria vida da qual a vida pode jorrar. Efesio 2.12-13

Que possamos afirmar, assim como Paulo que somos imitadores de Jesus (1Co 11.1). Para tal, devemos: – Conhecer o Filho de Deus. Buscar estar em pura intimidade com o mestre e o auxílio do Consolador   Ef. 4.13 “até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo”. João 15:5 “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” 26-27 “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio” Joao 1. 1-3 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. O testemunho da Palavra e do Espírito Santo nos levam a conhecer e ter intimidade com Ele. – Submeter-se ao senhorio de Jesus | Rm 10.8-9 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Estar submetido completamente ao governo e autoridade de Cristo sobre nós. Não basta reconhecer e ter Jesus como Salvador, mas sim estar submisso a Seu senhorio. – Obediência irrestrita | A época em que vivemos tem ressaltado cada vez mais que o ser humano vive em rebeldia contra Deus e Sua Palavra. Jesus nos mostrou que a obediência ao Pai deve ser praticada Fp 2.8 - E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! – Negar a si mesmo | Matar nossa carne e viver para ele; o negar a si mesmo é um verdadeiro atestado de compromisso com o Reino. Jesus serviu e não foi servido. Adoramos ao Senhor de modo especial quando estamos negando ao nosso ego e mortificando nossa vontade, deixando que Ele viva em nós Gálatas 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

 COMO POIS INVOCARÃO AQUELE EM QUEM NÃO CRERAM? E COMO CRERÃO NAQUELE DE QUEM NÃO OUVIRAM FALAR? E COMO OUVIRÃO, SE NÃO HÁ QUEM PREGUE? Rm 10.14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogral: A fé

Fantoches de caixa de leite!